Parece que as telonas conquistaram de vez os chineses. Em 2010 o país tinha pouco mais de 6 mil salas de cinema. Em 2019, já eram mais de 69 mil, segundo dados do site Statista. Nesse mesmo ano, a bilheteria do país asiático cresceu 5%, ultrapassando os US$ 9 bilhões. Enquanto isso, a indústria americana, que é líder global do setor, teve uma queda de 4% em relação a 2018, terminando o ano com US$ 11 bilhões de faturamento.
Com um mercado consumidor gigantesco (1,4 bilhões de pessoas!), a China brilha os olhos de Hollywood, que tem feito de tudo para emplacar seus filmes entre os chineses e se adequar às regras do governo local, que seleciona as produções que serão apresentadas ao público. Para conseguir entrar nas telonas da China, muitos filmes ocidentais fazem adaptações de roteiros, filmam cenas em território chinês e convidam atores chineses para o elenco. Uma forma de cativar mais o público asiático.
Alguns exemplos são o da atriz chinesa Michelle Yeoh, que estrelou “Guardiões da Galáxia Vol. 2” e a série “Star Trek: Discovery” e do ator Donnie Yen, que teve um papel carismático em “Rogue One: Uma História Star Wars”. Já a estrela Fan Bingbing participou de “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido”, apareceu em uma versão de “Homem de Ferro 3” feita exclusivamente para o público chinês, e foi uma das protagonistas de “Transformers: A Era da Extinção”.
Mas é claro que um mercado consumidor tão grande como o da China não chama a atenção apenas dos Estados Unidos, mas também da própria indústria cinematográfica local, que está crescendo a passos largos. De uns anos para cá não é raro ouvirmos falar de filmes chineses que são sucesso absoluto de bilheteria em casa. Agora, os empresários do setor querem expandir o alcance e conquistar também os cinemas do ocidente, especialmente dos Estados Unidos, que também é um grande mercado consumidor.
O resultado de todos esses esforços? Uma chuva de filmes chineses bons, com produções e roteiros incríveis que estão virando notícia por aqui. E é esse o assunto que nos inspirou este artigo! Selecionamos para vocês 10 filmes chineses recentes, de 2020 e 2021, que valem muito a pena serem vistos.